MULTI UTILIDADES EM UMA PLANTA
Imagine uma planta que tenha poderes inseticidas sem ser tóxica ao ser humano, que sirva de alimento ao homem e aos animais, sua madeira seja excelente para fabricação de móveis e a casca tenha poderes medicinais...!!!!!!!! ----Nim (ou Neem)----
Casca - O extrato aquoso feito com a casca do Nim é bom para combater a febre, catarro, malária, reumatismo e histeria; é estimulante tônico. Funciona quando aplicado sobre as feridas e outras enfermidades da pele. Com a casca se faz sabonete e pasta dental.
Raízes - O mesmo uso dado à casca.
Tronco - A madeira é reta e forte, excelente para construção de casas, móveis, estacas. Não é atacada por cupins ou traças. É considerada madeira nobre. A Europa está pagando US$ 200 pelo metro cúbico.
Folhas - Com elas se prepara um inseticida. Também se faz um chá para tratamento de úlceras, parasitas intestinais e enfermidades do fígado; baixa a febre causada pela malária. As folhas novas, cruas, são comestíveis - são ricas em proteínas, cálcio, ferro e vitamina A; misturadas com pi-menta negra são excelentes para combater os parasitas do intestino.
Podem ser utilizadas como adubação verde ou cobertura vegetal (ao se decompor melhora o solo). É um excelente alimento para cabras e ovelhas, uma vez que tem muitas proteínas e poucas fibras.
As flores - As pequenas flores brancas têm um perfume de mel; podem ser comidas frescas, secas, ou misturadas às sopas. É utilizada para problemas de digestão e estado de debilidade do corpo. O chá das flores é bom para dor de cabeça.
As frutas - A polpa das frutas do Nim tem um sabor adocicado e podem ser comidas. A fruta do Nim é utilizada como tônico, purgante e antiparasitário. É eficiente também em enfermidades dos rins, e hemorróidas. A fruta seca em molho de água é usada no tratamento das enfermidades da pele.
As sementes - Prensando ou fervendo as sementes se obtém o óleo de Nim. É o subproduto do Nim mais utilizado na medicina. Esse azeite, não comestível, é utilizado no tratamento de algumas enfermidades da pele, como a lepra, no combate ao reumatismo, torcicolos etc. Serve também para fabricação de sabonetes e creme dental. A torta que sobra da elaboração do óleo serve como adubo orgânico e como alimento do gado; também se pode utilizar na fabricação de inseticidas.
Post a Comment