Header Ads

INTEGRAÇÃO ENTRE CARNEIROS E CAFÉ

Integração entre carneiros e café:



O primeiro item a ser analisado pelo produtor é que exercendo duas atividades em uma mesma área, vários custos serão divididos, além de um melhor aproveitamento da área das entrelinhas pois as plantas que nascem competem com o café por nutrientes que normalmente são focos de despesas, pois o produtor deve mantê-las sempre roçadas e limpas e isso acaba ficando a cargo dos ovinos.
Além disso, através do esterco e urina que os animais despejam no solo é promovida uma grande ciclagem de nutrientes importantes para o solo, para sua biota e microbiota, e ainda para as plantas de café.
Porém, existem alguns pontos críticos a serem planejados para o rebanho, pois na época de floração e colheita os animais devem sair do cafezal para evitar perdas devido à movimentação dos animais no meio do talhão, por causar quedas das flores, botões florais, etc., e ainda por conturbar o livre trânsito de máquinas e pessoas na colheita. Uma alternativa é planejar a criação para que quando o cafezal entrar em floração o rebanho seja comercializado, confinado ou conduzido a outra área (pastagem) Todas as integrações devem ser bem estudadas e planejadas antes de sua implantação pois, como dito anteriormente, o balanço final da propriedade deve ser melhor com as atividades integradas do que com elas separadamente, por isso um profissional qualificado e opiniões de produtores que já implantaram ou já tiveram experiência com isso é sempre importante. Fonte: Clube Amigos do Campo (Modificado)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.